metais pesados
UNIRP
AGRONOMIA
NORMAIS CLIMATOLOGICAS
GLAIDSON LUIZ FACAS
SÃO JOSE DO RIO PRETO
2013
NORMAIS CLIMATOLÓGICAS INTRODUÇÃO
As Normais Climatológicas, um período igual ou superior a 30 anos que indicam as condições médias do estado da atmosfera do local e isso possibilita se caracterizar o seu CLIMA e a comparação entre localidades. O estado da atmosfera pode ser descrito por variáveis que caracterizam sua condição física. Essas variáveis são o que chamamos de elementos meteorológicos: temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, precipitação, pressão atmosférica, radiação solar, etc. (SENTELHAS; ANGELOCCI).
As normais climatológicas têm servido a dois propósitos principais. Em primeiro lugar, elas constituem uma referência contra o qual as condições (especialmente as condições atuais ou recentes) podem ser apreciadas e, segundo, elas são amplamente utilizadas (explícita ou implicitamente) para fins preditivos, como um indicador das condições susceptíveis de ocorrerem em uma dada região (WMO, 2009).
É de grande interesse agronômico conhecer o clima da região antes de instalar qualquer cultura, seja ela perene ou anual, pois pode trazer grandes prejuízos. O exemplo da cultura perene, a seringueira, árvores de onde se extrai o látex, plantadas em clima amazônico muito próximo entre si, o oposto das naturalmente muito espaçadas na selva, é um abrigo de fungos, principalmente micro-organismos do gênero Microcyclus que dizimaram as plantações plantadas por Henry Ford as margens do rio Tapajós no Pará em 1927, ou seja, a falta de uma previa do clima e o conhecimento agronômico não levado em consideração, trouxe grandes prejuízos. Veja o gráfico abaixo para efeito comparativo de região Amazônica (Manaus) e região Sudeste (Belo horizonte).
Reparando em toda a linha do gráfico percebe a diferença de umidade das capitais, que é um fator de disseminante do fungo.
Já