Metais, Ametais e gases nobres
Metais: são bons condutores de corrente elétrica e calor, apresentam brilho metálico característico, possuem elevada temperatura de fusão, são maleáveis e dúcteis (fáceis de moldar), exemplos: Ouro (Au), Cobre (Cu) e Prata (Ag);
Ametais: maus condutores de eletricidade, apresentam coloração opaca, baixo ponto de fusão e quando se encontram no estado sólido se fragmentam, ou seja, não é possível transformá-los em objetos. Exemplos de não-metais: Enxofre (S), Cloro (Cl), Bromo (Br).
Semimetais: as características desta classe ficam entre as dos metais e ametais: condutibilidade elétrica intermediária, brilho metálico moderado, temperatura de fusão elevada e podem se fragmentar. Exemplos: Boro (B) e Silício (Si).
É com base nestes conceitos que vamos montar a brincadeira:
1) A tarefa é simples, consiga uma Tabela Periódica ampliada não contendo nenhum elemento, mas que seja bem visível a separação entre Metais, Semimetais ou Ametais. É interessante que a divisão se apresente colorida, como mostrada abaixo:
2) Observações:
- a divisão em cor amarela se refere à classe dos Metais;
- a faixa em azul representa os Semimetais;
- a cor vermelha e verde é referente aos Ametais;
- a coluna que se encontra na cor verde pertence aos Gases Nobres, eles se classificam como ametais;
- destaque o Hidrogênio: esclareça para a turma que o elemento Hidrogênio se encontra na cor branca porque não se classifica em nenhuma das classes citadas, é um elemento atípico que em temperaturas ambientes é um gás inflamável.
3) Recorte retângulos em papel cartão, escreva neles