Metais alcalinos
Identificar os metais através de suas propriedades como: Reação com o ar e com a água; Verificar a solubilidade dos compostos dos metais alcalinos, decomposição de carbonatos e bicarbonatos de metais alcalinos, reação de hidróxidos de metais alcalinos e a ação de ácidos sobre carbonatos e bicarbonatos de metais alcalinos.
2. Introdução
O grupo 1 da tabela periódica é constituído pelos seguintes elementos: Lítio (Li); Sódio (Na); Potássio (K); Rubídio (Rb); Césio (Cs) e Frâncio (Fr), e são chamados de metais alcalinos. São excelentes condutores de eletricidade, tipicamente moles e altamente reativos. Possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo do átomo e pode ser removido com facilidade, formam compostos univalentes, iônicos e incolores. Sua configuração eletrônica da camada de valência pode ser escrita como: 2s1, 3s1, 4s1, 5s1, 6s1 e 7s1. Ao contrário do elétron da última camada, os elétrons restantes são fortemente ligados ao núcleo e difíceis de remover.
Os metais alcalinos são os maiores elementos nos seus períodos da tabela periódica, e por esse tamanho grande, têm baixa densidade. Suas primeiras energias de ionização são menores do que qualquer outro grupo da tabela periódica.
Apresentam valores baixos de eletronegatividade, o que propicia a formação de ligações iônicas quando se ligam com outros elementos.
Reagem violentamente com agua, liberando hidrogênio e formando os correspondentes hidróxidos, podendo até pegar fogo. A reatividade aumenta de cima para baixo no grupo. Reagem também com o ar formando óxidos, e quando isso acontece, perdem o brilho rapidamente.
3 Materiais:
- Agua destilada
-Carbonato de sódio(s)
-Na2HPO4
-Cloreto de Amônio(s)
-Hidróxido de sódio(s)
-Agua de cal(s)
-NaCl(s)
-KCl(s)
-NaHCO3(s)
-Na2CO3(s)
-CaCO3(s)
-NH4Cl 0,1 Mol
-Fenolftaleína
-HCl(aq) -Sódio metálico -15 Tubos de