Metafísica
O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., em Estágira. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Ele é considerado o criador do pensamento lógico.
Aristóteles foi morar em Atenas com 17 anos, onde conheceu Platão e tornando seu discípulo. No ano de 335 a.C, Fundou ainda em Atenas a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.
Sua obra se perdeu na Antiguidade após sua morte, tendo assim sua escola dividida em várias correntes.
Metafísica
A metafísica estuda os princípios da realidade além das ciências. Busca dar explicações sobre essência dos seres e as razões de estarmos no mundo.
O filósofo que pensou e produziu mais conhecimentos sobre metafísica na antiguidade foi Aristóteles. Ele escreveu uma de suas principais obras e o primeiro grande trabalho com relação ao que vem a ser metafísica. O objetivo de estudo dessa obra não é ser algum, mas o estudo do ser enquanto ser. A obra também aborda os diferentes tipos de causas, forma e matéria, a existência dos objetos matemáticos e de Deus.
Platão apresenta em sua visão o conhecimento como resultado de um longo processo de conversão da alma que se afasta do mundo sensível em direção à visão do Sol.