Metafísica de Aristóteles.
Em sua metafísica, Aristóteles fala dos primeiros princípios. Os primeiros princípios dizem respeito aos princípios lógicos, são eles:
O princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído. O princípio de identidade é auto evidente e determina que uma proposição é sempre igual a ela. Disto pode-se afirmar que A=A. O princípio da não contradição afirma que uma proposição não pode, ao mesmo tempo, ser falsa e verdadeira. Não se pode propor que um triângulo possui e não possui três lados, por exemplo. O princípio do terceiro excluído afirma que ou uma proposição é verdadeira ou é falsa, e não há uma terceira opção viável. Tais princípios, deste modo, garantem as condições que asseguram a realidade das coisas.
Além dos princípios, de acordo com Aristóteles, existem quatro causas fundamentais que também são condições necessárias para que as coisas existam. As causas são:
Material: A causa material é a matéria da qual é feita a essência das coisas
Formal: A causa formal diz respeito à forma da essência. Eficiente: A causa eficiente é aquela que explica como a matéria recebeu determinada forma.
Final: A causa final é aquela que determina a finalidade das coisas existirem e serem como são.
Ilustrando para compreender o conceito das causas, pode-se pensar numa pedra que rolando de uma montanha. A causa material é o minério “pedra”, a causa formal é a inclinação da montanha, a causa eficiente é o empurrão feito na pedra e a causa final é a vontade da pedra de atingir o nível mais baixo da montanha. Assim, os primeiros princípios e as quatro