Metafisica
Ao ler o texto da bio política percebi claramente o que foi dito acima, Esse povo maravilhoso que nos legou sua arte, pensamento e democracia, de maneira subreptícia, por exemplo, a retórica do Górgias, que foi arrogada pela publicidade e propaganda, passando a moldar nosso comportamento social e psicológico de acordo com a lógica de mercado.
Não vou falar aqui só do discurso da servidão voluntária, quero também falar de Aristóteles, que foi totalmente relegado ao esquecimento apesar de ser muito discutido no mundo acadêmico, “devemos aprender a fazer com que a razão prepondere em relação aos nossos impulsos de homem zoo”, já dizia esse filósofo, mas parece que o mundo seguiu por outra direção. Hoje consumimos uma violência travestida de prazer, slogans por toda parte associando produtos com sucesso e felicidade, um sistema de marketing bem estruturado mapeando nossas mentes e penetrando com seus apelos subliminares o santuário das nossas vontades, viramos joguetes dos nossos próprios desejos e delírios.
Como dizia o texto da servidão voluntária não somos vítimas somos permissionários, acho que o pior tipo de pessoa que existe no mundo, são ás vítimas, pois sua condescendência alimenta o vício. A mulher por exemplo, faz mil movimentos contra o machismo, deduz a natureza masculina como abjeta e vilã, porém, paradoxalmente, o homem hodierno, é fruto de uma sociedade patriarcal que se mantém e propaga-se pela aceitação passiva do grupo de mulheres. Aí reside o potencial nocivo de toda vitima, percebam que a mulher permite-se acorrentar, fomenta essa corrente, repassa para outrem essa corrente, para depois queixar-se dela, e culpar alguém, sabe por que? É difícil entender, por que há pessoas que são felizes sofrendo, mas nesse caso acredito que