metabolismo
Usamos o termo metabolismo para referir a soma de todas as reações químicas dentro de um organismo, ele pode ser dividido em duas classes de reações químicas: aquelas que liberam energia e aquelas que requerem energia. As reações químicas reguladas por enzimas que liberam energia são geralmente as que estão envolvidas no catabolismo, a quebra de compostos orgânicos complexos em compostos mais simples. As reações catabólicas são geralmente reações de hidrólise (reações que usam água e nas quais ligações químicas são quebradas) e são exergônicas (produzem mais energia do que consomem).
As reações reguladas por enzimas que requerem energia estão principalmente envolvidas no anabolismo, essas reações são chamadas de reaçãoes anabólicas ou biossintéticas.Os processos anabólicos muitas vezes envolvem reações de síntese por desidratação (reações que liberam água) e são endergônicas (consomem mais energia do que produzem).Exemplos desses processos são a formação de proteínas a partir de aminoácidos, ácidos nucléicos a partir de nucleotídeos e polissacarídeos a partir de açúcares simples.
Assim, as reações anabólicas são acopladas à quebra do ATP e as reações catabólicas são acopladas à síntese do ATP. Somente parte da energia liberada está disponível para as funções celulares, pois parte da energia é perdida para o ambiente como calor.
A fermentação é um processo que:
Libera energia de açúcares ou moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, ácidos orgânicos, purinas e pirimidinas.
* Não requer oxigênio (mas algumas vezes pode ocorrer na presença dele).
*Não requer uso do ciclo de Krebs ou de uma molécula de transporte de elétrons.
*Utiliza uma molécula orgânica como aceptor final de elétrons.
*Produz somente pequenas quantidades de ATP (somente uma ou duas moléculas de ATP para cada molécula de material inicial), porque grande parte da energia original da glicose permanece nas ligações químicas dos produtos finais orgânicos, tais como acido lático