metabolismo e o futebol
O futebol vem tendo diferenças nas necessidades físicas da época presente, comparadas ao passado, com o decorrer dos anos isso se torna evidente, o aparecimento de técnicas de analises mais profundas, a evolução tática e principalmente física dos jogadores, com isso as distâncias percorridas durante uma partida de futebol aumentaram significativamente, há ainda muita controvérsia sobre os métodos de treinamento e condicionamento físico. Pode-se verificar cada vez mais o uso da ciência aplicada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos atletas, sendo que profissionais precisem voltar sua atenção para a ciência, pois somente baseando-se em critérios muito bem fundamentados podem utilizar estratégias mais seguras.
2-Objetivo
O propósito desse trabalho foi verificar o perfil de jogadores de futebol, analisando por meio de testes de aptidão física que é de grande importância, pois permitem o controle evolutivo e corrigem possíveis deficiências ao longo do treinamento dos jogadores e assim relacionar á capacidade funcional, desempenho energético e solicitação metabólica.
3-Justificativa
Este trabalho é muito importante para poder acompanhar como funciona o corpo em uma situação de alta intensidade, no caso o futebol que é o esporte mais popular do mundo e motivo de grandes e profundos estudos e assim poder obter mais conhecimentos e melhoras no esporte.
4-Revisão da literatura
Foram estudados seis jogadores profissionais de futebol, todos do sexo masculino com média de idade de 20 anos, com peso médio de 70kg e com estatura de 1m73cm. Antes dos testes, os atletas foram submetidos á avaliações divididas em três partes, a primeira, com o objetivo de medir a eficiência do metabolismo anaeróbico alático, no qual todos os jogadores fizeram cinco corridas de 30 metros com velocidade máxima e tiveram descanso de um minuto entre cada uma das cinco corridas, foram coletados amostras de sangue para a análise