Metabolismo e Fisiologia da Bactéria
As Bactérias estão em toda parte!Nos assentos dos vasos sanitários, maçanetas, teclados, solas de sapatos, carrinhos de supermercado, mouse e ate nos telefones moveis as bactérias encontradas nos celulares são em sua maioria, do tipo que se alimenta de restos de pele. A temperatura dos celulares geralmente um pouco acima do ambiente ajuda a criar um ecossistema atraente para as bactérias. Várias espécies das bactérias são patogênicas, isto é, provocam doenças em seres humanos, animais e plantas. Esses organismos são transmitidos de um hospedeiro a outro por meio de água e alimentos contaminados, fluidos corporais como catarro, saliva, urina e sangue, fezes, frutos podres, vetores animais, objetos cortantes ou perfurantes ou ainda esporos que viajam pelo ar. Em muitos casos algumas delas são tão potentes que apenas alguns miligramas podem provocar efeitos mortais, como toxinas botulínicas, diftérica e tetânica.Por isso tudo ,as bactérias acabaram por merecer uma péssima reputação pois associamos as bactérias as doenças e á putrefação.
Devemos ter em mente que, apenas uma fração muito pequenas de bactérias é capaz de causar algum mal e que muitas delas são indispensáveis aos ciclos naturais, como as bactérias de decomposição e as de fixação do nitrogênio. Muitas bactérias leva uma vida livre no solo, na água ou em outros ambientes. Algumas espécies são simbiontes, dentre quais podemos citar as que habitam nosso corpo vivendo sobre a pele ou no interior do sistema digestório.
2. Os organismos das Bactérias apresentam uma incrível diversidade, tanto em termos estruturais como fisiológicos. Veja alguns exemplos dessa diversidade.
2.1. Fontes de Energia: algumas bactérias utilizam energia solar; outros, a energia de ligações de moléculas como açucares, proteínas e gorduras; outro ainda obtém energia oxidando substâncias inorgânicas, como sulfeto ou amônia.
2.2. Fontes de Carbono e Nitrogênio: determinadas bactérias obtém carbono do gás carbônico;