Metabolismo Secundário
METABOLISMO SECUNDÁRIO
Campo Mourão-PR
2013
METABOLISMO SECUNDÁRIO
Campo Mourão- PR
2013
Metabolismo secundário:
O que é uma metabolismo secundário?
Metabolitos secundários são compostos orgânicos que não tem ligação nos processos de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos. Quando não tem a presença dos metabolitos secundários não se tem morte imediata. Em longo prazo afeta a sobrevivência, fecundidade ou estética do organismo, podendo não ter qualquer impactos importantes.
Qual a diferença entre metabólicos primário e secundários?
Tem por entendido metabólito primário o conjunto de processos metabólicos que tem uma função essencial no vegetal, tais como a fotossíntese, a respiração e o transporte de solutos. Os compostos envolvidos no metabolismo primário tem uma distribuição universal nas plantas.Assim sãoos aminoácidos, dos nucleotídeos, dos lipídios, carboidratos e da clorofila.
Em inicio, o metabólito secundário inicia em composto o que não possuemuma distribuição universal, pois não são necessários para todas as plantas. Como conseqüência prática, esses compostos podem ser utilizados em estudos taxonômicos.
Onde são formados estes compostos secundários?
São formados por várias formas biossintéticos que fazem as moléculas dotadas de grande diversidade de esqueletos e grupamentos funcionais, como, entre outros, ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres, hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos e cetonas, compostos acetilênicos, alcaloides, compostos fenólicos e cumarinas.
Existem três grandes grupos de metabólitos secundários. Quais são eles? Descreva cada um deles:
Compostos Fenólicos: Os fenólicos é um grupo que está sempre no nosso dia-a-dia, as vezes nem percebemos. Assim, muito do sabor, odor e coloração de diversos vegetais que apreciamos são produzidos por compostos