Metabolismo De Prote Nas
As proteínas não são moléculas permanentes. Elas estão em processo contínuo de síntese e de degradação, isto é, estão sendo renovadas periodicamente. Cada tipo de molécula de poteína apresenta um tempo de duração denominado de meia-vida da proteína. Entretanto, a concentração de uma determinada proteína é mantida pela síntese desta proteína em quantidade equivalente à de sua degradação.
As proteínas são moléculas formadas de aminoácidos e sua composição é bastante variáveis. Sendo assim, o repertório de aminoácidos originados da degradação das proteínas não é, necessariamente, igual aquele usado para a síntese das moléculas de PTO.
Os aminoácidos excedentes não podem ser armazenados no organismo e, portanto, devem ser oxidados e o nitrogênio de seu grupo amino, excretado.
Os aminoácidos presentes nas células animais originam-se de: aminoácidos derivados da hidrólise das PTO da dieta (proteínas exógenas), aminoácidos derivados da reciclagem das PTO endógenas e aminoácidos essenciais sintetizados a partir de intermediários do metabolismo.
Não armazenamos aminoácidos ou proteínas e, após serem atendidas as necessidades de síntese, os aminoácidos excedentes são consumidos. Isso é feito pela conversão dos aminoácidos em glicose, glicogênio, ácidos graxos, ou então, oxidados a CO2 gerando energia para a célula.
A digestão das proteínas da dieta no intestino e a degradação intracelular de proteínas fornecem o balanço para o organismo.
Função das Proteínas:
- Hormônios e receptores
- Enzimas
- Neurotransmissores
- Proteínas estruturais
- Proteínas contráteis
- Proteínas motoras
- Proteínas transmembranas
- Milhares de peptídeos reguladores, sinalizadores e etc...
1.1 AMINOÁCIDOS
Estrutura básica de um aminoácido
Aminoácidos essenciais: são de alto valor biológico (números acentuados de aminoácidos)
Temos que ingerí-los e são derivados das carnes, peixes e aves, leguminosas.
Aminoácidos não essenciais: não precisamos ingerir. São