metabolismo de lipídeos
INTRODUÇÃO
Os lipídeos, gorduras ou lipides, são macronutrientes que desempenham funções energéticas, estruturais e hormonais no organismo e constituem aproximadamente 34% da energia na dieta humana. Possuem estrutura semelhante aos carboidratos e proteínas, com uma combinação de moléculas de carbono, oxigênio e hidrogênio, porém a relação entre estes é maior.
Gorduras e óleos têm como principal função o fornecimento de energia, enquanto os fosfolipídeos são constituintes da membrana, desempenhando função estrutural de alta importância biológica. Os lipídeos diferem-se uns dos outro pelas suas composições químicas e propriedade física, exceto pelo fato de que todos são solúveis em solventes orgânicos. São classificados em simples (ácido graxo, gorduras neutras e ceras), compostos (fosfolipídeos, glicolipídeos e lipoproteína) e derivados (esteróis e hidrocarbonetos).
Os ácidos graxos (AG) são compostos integrantes de quase todos os lipídeos, sendo que o que os difere é o tipo de ligação (saturados e insaturados). Alguns são sintetizados pelo organismo e aqueles que não podem ser sintetizados pelo organismo, portanto obrigatórios na alimentação, são denominados AG essenciais. A ingestão excessiva de lipídeos, contudo, tem sido relacionada às doenças coronarianas.
DIGESTÃO DE LIPÍDIOS
O evento inicial da digestão de lipídeos da alimentação começa na boca. Embora, nenhuma hidrólise de triglicérides ocorra na boca, os lipídeos estimulam a secreção da lípase das glândulas serosas na base da língua e posteriormente quantidades de gorduras são digeridas no estômago pela lipase gástrica, hidrolisando parte dos triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Entretanto, a porção principal da digestão de gordura ocorre no intestino delgado, como resultado da lipase pancreática.Os sais biliares são moléculas anfipáticas sintetizadas pelo fígado a partir do colesterol e