metabolismo das gorduras
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO BACHARELADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
sistema aerÓbico e o metabolismo das gorduras, o papel das PROTEÍNAS, comparando os sistemas ENERGÉTICOS.
ANA MARIA DO AMARAL TUMEO WILCZEK bianca maciel celio chigueru motomura junior
CURITIBA
2014
1. LIPÍDEOS OU GORDURAS
1.1. cARACTERÍSTICAS
São macromoléculas insolúveis em solventes aquosos o que lhes confere uma importância biológica, pois as células podem utilizar essa insolubilidade para dividir dois compartimentos que devem ser isolados: o meio intra e o extracelular. Além disso, devido a sua característica hidrofóbica, os lipídios podem ser armazenados de forma praticamente anidra e representar uma importante reserva energética.
Nesse sentido, os lipídios podem ser divididos em estruturais (constituintes de membranas) e de armazenamento (utilizados como fonte energética).
São substâncias que originam ácidos graxos e podem ser usadas como moléculas que armazenam energia nos seres vivos (gorduras e óleos).
Ácidos graxos são ácidos carboxílicos com cadeias de hidrocarboneto com 4 a 36 átomos de carbono. São não ramificadas, com cadeias saturadas - (sem dupla ligação) ou insaturadas - (com dupla ligação)
1.2. BETA OXIDAÇÃO
A oxidação dos ácidos graxos de cadeia longa em acetil-CoA é uma via central liberadora de energia nos animais. Os elétrons removidos, durante a oxidação dos ácidos graxos, passam através da cadeia respiratória mitocondrial e a energia assim liberada é empregada na síntese de ATP. O produto desta oxidação, o acetil-CoA, pode ser completamente oxidado até CO.
A ß oxidação é um processo catabólico de ácidos graxos que consiste na sua oxidação mitocondrial. Eles sofrem remoção, por oxidação, de sucessivas unidades de dois átomos de carbono na forma de acetil CoA. Como exemplo pode ser citado o palmítico, um ácido graxo de 16 carbonos, que vai sofrer