meta
Docente : Hernandes Rocha Disciplina Análise Financeira e Orçamentária II
Discente : Curso: Ciências Contábeis Semestre 6º
RESENHA “A META”
O livro, A Meta, relata a história de uma fábrica que estava prestes a ser fechada por não estar contribuindo lucrativamente para com o sistema organizacional que fazia parte. E é através da história, na busca pelas soluções dos problemas que o autor insere a teoria das restrições.
O autor discute também a importância da empresa ser flexível, onde no decorrer da história várias regras precisaram ser quebradas. Mas como é possível mudar as regras? Como mudar a política e a cultura de uma empresa? O autor sugere fazer questionamentos sobre estar ou não, no caminho certo; para que as próprias pessoas cheguem às respostas através da dedução. É preciso considerar também, que é necessário correr riscos, ter iniciativa e ser criativo para encontrar formas para a adequação do sistema às restrições, tornando possível alcançar a meta estabelecida.
Os atores parecem trabalhar apenas para apagar incêndios constantes que sempre geram novos focos. Esse é o ponto de inicio para uma trama empolgante que leva o empresário Rogo durante uma nova caminhada em sua carreira. Nesse novo inicio para o Rogo, ele reaprende um novo modo de conduzir o negocio. O passo a passo é reaprendido em um reencontro inesperado com um antigo professor dos tempos universidades onde ele é questionado sobre a real produtividade de sua empresa. Começa aí a busca por um único objetivo, descobrir e conduzir a empresa à meta.
No contexto pode ser observada a importância das relações interpessoais como a atuação da hierarquia e as relações internas e externas. O autor aponta a relevância da organização da empresa na área produtiva, mostrando a importância de uma boa movimentação de materiais apoiado por um melhor arranjo físico dos meios produtivos. Fatores como as relações com os sindicatos são