Met Dos De Separa O De Misturas
Métodos de Separação de Misturas
Prof.ª Adriana
Gabriele Edna Nº9
Larissa Borges Nº24
Leticia de Souza Nº27
1ºE
Santo André
2015
Índice
Introdução......................................................... 3
Conteúdo........................................................... 4
Anexos................................................................6
Conclusão............................................................ 7
Introdução
Este trabalho terá o intuito de informar e apresentar sobre “Os Métodos de separação de misturas".
O trabalho conterá informações como: o que é uma mistura; o que são misturas homogêneas e heterogêneas; e os métodos de separação dessas misturas.
Misturas
O que é uma mistura?
É a associação de duas ou mais substâncias. A maioria dos materiais encontrados na natureza não são substâncias puras, e sim misturas de mais de um tipo de molécula na sua constituição.
Misturas Homogêneas: São aquelas em que não são possíveis as distinções de fases, nem mesmo com um moderno microscópio eletrônico.
Misturas Heterogêneas: são aquelas em que são possíveis as distinções de fases, na maioria das vezes sem a necessidade de utilizar equipamentos de aumento.
Separação de Misturas
Quando desejamos separar os componentes de uma mistura devemos usar processos específicos que são definidos de acordo com alguns fatores, como: O tipo de mistura: homogênea ou heterogênea; - Seu estado físico: sólido, líquido ou gasoso.
I) Separação dos componentes de mistura homogênea:
Destilação Simples: a separação ocorre de acordo com a diferença nos pontos de ebulição do solvente e soluto. Por aquecimento, em um aparelho apropriado com um condensador adaptado, só o líquido entra em ebulição, passando para o estado gasoso, e, em seguida, é condensado e recolhido, separando-se do sólido.
Evaporação: neste processo a mistura, colocada em recipiente aberto, é aquecida (naturalmente ou