MET Do Estudo
O conhecimento, como modo de se entender o mundo, é um mecanismo essencial para fazer com que a vida se torne mais satisfatória. Deve ser entendida como o produto do enfretamento do mundo e não apenas como a atividade de decorar fórmulas abstratas e de pouca aplicação na convivência com o mundo.
1 – O conhecimento como mecanismo de compreensão e transformação do mundo. O homem transforma o mundo e o adapta às suas reais necessidades. Temos o mundo em nossas mãos, todos os seus seres e elementos. Todas as ações que tomamos, realizamos graças à capacidade de pensar. Somos seres capazes de refletir: podemos dobrar sobre nós mesmos e compreender nosso modo de ser e de entender o mundo. Conhecer não é apenas saber a teoria que rege as interações, mas é ter a capacidade de transformar essa teoria em prática. Não pode haver conhecimento sem a prática do sujeito com o meio no qual ele vive, pois não é o indivíduo sozinho que vai encontrar a solução e a saída para os impasses que a vida apresenta. O relacionamento com outros indivíduos é a chave para se encontrar as saídas para os problemas do mundo.
O conhecimento é social e histórico, pois é fruto da prática que se faz socialmente com as contribuições do passado histórico da humanidade.
2 – O conhecimento como uma necessidade para a ação. O conhecimento é uma necessidade. Auxilia no modo de ver e entender o mundo. O homem sempre busca uma forma de explicar a realidade, mesmo que essa explicação seja mágica ou fantasiosa. Porém, o conhecimento necessário para a humanidade tem de ser o conhecimento verdadeiro, aquele que é compatível com a realidade e é funcional para a vida humana. Esse conhecimento verdadeiro auxilia no progresso, no desenvolvimento do mundo. O conhecimento é uma condição necessária para que se tome ações adequadas e o progresso só existe se tomarmos as melhores ações.
3 – O conhecimento como instrumento de