Mestre
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO
PROJETO E CIDADE
Linha de pesquisa: História e teoria da arquitetura da cidade.
Noemy Nogueira de Freitas
UFG 2013
PESQUISA DE HUMANIZAÇÃO DE NUCLEOS URBANOS,
COM A SUGESTÃO DE MICROS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA.
UFG 2013
INTRODUÇÃO:
Este projeto propõe a pesquisa de dados históricos de convivência nos núcleos familiares e de grupos de vizinhança, desde os tempos da fundação da nova capital de Goiás até o presente, destacando as mudanças de hábitos decorrentes da modernização, crescimento e evolução tecnológica e social sofrida por esses indivíduos e o seu impacto no contexto da cultura, socialização e educação do cidadão contemporâneo.
JUSTIFICATIVA:
Por conta das mutações do aspecto arquitetônico e urbano da metrópole, que extrapolou todas as proposições do projeto original, esta sofre toda série de dificuldades físicas, econômicas e sociais, que têm refletido de forma severa na convivência dos cidadãos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
“As cidades passaram a ser geridas e consumidas como mercadorias” – ARANTES Otilia – A cidade do pensamento único pág 26.
As cidades são adequadas e “revitalizadas” constantemente, atendendo unicamente aos interesses econômicos, violentando o ser humano em toda a sua convivência social, tornando-o um autômato a serviço do capital e absorvendo-o de tal forma, que ele se torna um estranho até na própria família, que assim cresce destituída de valores e exemplos cívicos que deveriam ser alimentados pelos pais, criando dessa forma, uma geração de órfãos de pais vivos, que mais cedo ou mais tarde, cobrarão esse tributo à sociedade.
OBJETIVOS:
Objetiva este trabalho, fazer o levantamento histórico do cidadão goianiense, desde a fundação desta capital até os dias atuais, pesquisando os comportamentos típicos das famílias do inicio