Mestre
Aplicação da teoria qualitativa VB para moléculas contendo segunda fileira de elementos como carbono, nitrogênio e oxigênio envolve o conceito de hibridação, que foi desenvolvido por Linus Pauling.3 Os orbitais atômicos dos elementos de segunda linha incluem a 2s esfericamente simétrica e três orbitais 2p, que são orientadas perpendicularmente umas às outras. A soma desses orbitais atômicos é equivalente a quatro orbitais sp3 voltada para os cantos de um tetraedro. Estes são chamados orbitais sp3 híbrido. Em metano, por exemplo, esses orbitais se sobrepõem com os orbitais 1s do hidrogênio para formar ligações.
A descrição vínculo valência de metano, amônia e água prevê tetrahedral geometria. Em metano, onde a valência de carbono é de quatro, todos os orbitaishíbridos são envolvidos nas ligações de hidrogênio. Em amônia e água, respectivamente, um e dois não-ligantes (não compartilhados) pares de elétrons ocupam os orbitais restantes.enquanto o metano é perfeitamente tetraédrico, os ângulos das ligações em amônia e água são um pouco reduzida. Isto sugere que a repulsões elétron-elétron não compartilhado entre os pares são maiores do que para os elétrons nas ligações de hidrogênio. Em outras palavras, os pares não compartilhados ocupam orbitais um pouco maior. Isso é razoável, uma vez que estes elétrons não são atraídos pelos núcleos de hidrogênio.
O conceito de hibridização pode ser facilmente aplicado a moléculas com ligações duplas e triplas, como as mostradas no Esquema 1.1. Segundo-fila elementos são descritos como tendo sp2 ou orbitais sp, resultante da hibridização do orbital s com dois ou um orbitais p, respectivamente. As ligações duplas e triplas são concebidos como decorrentes da sobreposição das orbitais p não hibridizado em átomos adjacentes. Esses títulos têm um plano nodal e são chamados de títulos. Porque a sobreposição não é tão eficaz quanto para orbitais sp3, esses títulos são um pouco mais fraco do que títulos.
Os exemplos de