Mestre
Autora: Edna Pereira Silva de Menezes (Mestre em Estudos Literários, autora do livro “Quatro expoentes da literatura sul-mato-grossense: Visconde de Taunay, Lobivar Mattos, Manoel de Barros e Raquel Naveira. Autora de vários artigos publicados a respeito da obra poética de Manoel de Barros, da qual é pesquisadora desde 1998)
Imprensa é o meio de comunicação de massa constituído pelas publicações periódicas, que divulgam informações, comentários e imagens gráficas referentes ao que acontece na cidade, no país e no mundo, de interesse para a vida dos indivíduos e das comunidades. O jornalismo, como segmento da comunicação de massa, exerce, além da função aparente de informar, a função orientadora. Dessa maneira, a imprensa torna-se veiculo, também para que a obra de arte seja vista, apreciada e julgada pela grande massa, pois dada à sua inerente vocação libertador. A literatura precisa, paradoxalmente falar alto para exercer sua função. Assim, ainda que fragmentada (ou às vezes, mesmo mutilada) a palavra artística fala a milhões de leitores. E é nesse contexto que a imprensa brasileira insere a portentosa poética de Manoel de Barros, levando aos leitores a proposição de novas trilhas de leituras.
Palavras-chaves: 1) Imprensa; 2) Manoel de Barros; 3) poética
O enfoque da imprensa brasileira na obra poética de Manoel de Barros.
Edna Pereira Silva de Menezes
Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
Introdução:
Busca-se, neste trabalho, caracterizar o enfoque dado pela imprensa escrita brasileira, no último decênio do século XX, à obra poética de Manoel de Barros. Tal pesquisa pretende contribuir para alçar o nome deste poeta ao panteão daqueles que ilustram a literatura nacional e mundial. Desse modo, ao se considerar a importância da Imprensa, torna-se proeminente um estudo ou uma atenção especial à visão que esse meio de comunicação de massa