Mestre
O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS
Pólo: Ipojuca
Discente: Nathália de Almeida Torres
Matricula: 20132EGP0383
1. Como o conceito de "Exclusão" é compreendido no contexto da dinâmica social das políticas públicas e como se relaciona com a cidadania?
A Exclusão por si só não chega a ser um problema. Quando analisada e aplicada sob seu sentido puramente semântico torna-se um processo real, e até mesmo fundamental para a construção de uma sociedade. O processo de exclusão possibilita o nascimento de grupos sociais organizados sob uma identidade única ou semelhante a todos, esse fenômeno, pura e simplesmente serve para manifestar a identidade de um grupo dentro de uma sociedade.
Quanto analisada sob o contexto da dinâmica social a exclusão torna-se um problema, pois revela-se como uma barreira imposta a um indivíduo ou um grupo de indivíduos, limitando seu acesso a benefícios que deveriam ser acessíveis a todos. Tais indivíduos, ao contrário do que se possa pensar, não estão segregados de outros indivíduos, a exclusão no contexto da dinâmica social é algo muito mais grave, que vai além da segregação, ela coloca o individuo a mercê de toda uma sociedade não pertencendo a nenhum grupo, sequer pertencendo a ela.
A cidadania, adquirida quando um indivíduo desfruta da condição de cidadão e goza dos direitos consignados pelo Estado, acaba por esbarrar no sentido de exclusão dentro da dinâmica social, pois sentir-se cidadão implica por conseguinte, sentir-se pertencente a uma civilização e dono de todos os benefícios que ser pertencente a ela lhe confere. Assim sendo, o conceito de “Exclusão” social e o conceito de cidadania são empregados como prerrogativas antagônicas onde o “status” de um (cidadão) excluí o estado do outro (excluído).