mestre
O papel do profissional de Educação Física dentro do Programa Saúde da Família visa à promoção da saúde, destacada atualmente no meio científico por parte dos benefícios da atividade física, mais pouco evidenciada em nossa saúde pública. Cabe ao profissional de Educação Física o papel de um novo modelo de atenção básica a saúde por meio da atividade física orientada individualmente, como um fator fundamental da vida do ser humano, como uma estratégia de contenção de gastos na área da saúde. Palavras-chave: Educação Física, atividade física, programa de saúde da família.
Introdução
O programa saúde da família é um programa adotado pelo governo federal, cujo cunho principal é focar na prevenção de doenças e enfermidades que possam ocorrer durante a vida do ser humano. Com as reformas que ocorreram em 1988 na saúde, qual principal objetivo era a universalização do atendimento a saúde, no que trata dos princípios, direitos e deveres do Estado com o cidadão brasileiro (BRASIL, 2000).
O Programa Saúde da Família (PSF) surge na organização da saúde, apresentado como o Sistema Público de Saúde (SHIMITH; LIMA, 2004). É formada por uma equipe multiprofissional, cada equipe corresponde por uma população de três a quatro mil pessoas, atuações das equipes acontecem nas unidades básicas de saúde, nas residências e na comunidade como um todo.
Entretanto o profissional de Educação Física é reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde a partir da Resolução n˚218 de 1997 “como profissional da área da saúde”, assim se tratando de um especialista da área da atividade física e suas mais variadas manifestações fisio-corporais, cujo principal objetivo é de educação a saúde, visando estabelecer a qualidade de vida e o bem-estar. O profissional de Educação Física esta apto a desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação e proteção à saúde tanto individual como coletivo