mestre
LICENCIATURA EM QUÍMICA
ELRILENE FERREIRA
JONATHAS GUEDES
MARLÚCIA DA GRAÇA
TAIANA DIAS
VITAMINAS E COENZIMAS
MACAPÁ-AP
2013
ELRILENE FERREIRA
JONATHAS GUEDES
MARLÚCIA DA GRAÇA
TAIANA DIAS
VITAMINAS E COENZIMAS
Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica, como requisito avaliativo da professora Nádia Soares.
MACAPÁ-AP
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre vitaminas e coenzimas, onde vitaminas são substâncias orgânicas de natureza química heterogênea que atuam como coenzimas, ativando enzimas fundamentais no processo metabólico dos seres vivos. Ao contrário dos carboidratos, dos lipídios e das proteínas, as vitaminas não têm função estrutural nem função energética; além disso, são exigidas pelo organismo em doses relativamente pequenas. Cada vitamina tem um papel biológico específico; portanto, nenhuma vitamina pode substituir outra vitamina diferente.
VITAMINAS E COENZIMAS
A alimentação inadequada na época das Grandes Navegações resultou em doenças específicas como escorbuto e beribéri, que atacavam os marinheiros e tripulantes das embarcações. Doenças estas causadas por dietas baseadas em biscoitos e carnes salgada, carente em frutas e verduras, que provocavam sintomas específicos como fraqueza, hemorragias nasais, desatenção e até a morte. Quando em terra firme, retornando aos hábitos alimentares, esses sintomas desapareciam. Por esse problema, a Marinha Inglesa chegou a instituir uma lei determinando a inclusão de frutas e verduras, ricas em vitaminas, na dieta alimentar dos marinheiros.
Vitaminas são compostos orgânicos de natureza e composição variada. Embora sejam necessárias em pequenas quantidades, são essenciais para o metabolismo dos organismos vivos. Sua importância bioquímica reside no fato de que muitas vitaminas originam as coenzimas de