MESTRE VITALINO
Vitalino Pereira dos Santos
1 Nasceu em Caruaru, foi ceramista popular brasileiro, artesão, músico, ator e escritor.
2 Passou a desenvolver a modelagem no barro a partir dos 6 anos de idade com sobras do barro usado por sua mãe na produçao de utensílios domésticos para serem vendidos na ferira de Caruaru.
3 Os bonecos de barro eram seus brinquedos. Filho de lavradores retratava em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino.
4 As obras de Vitalino ganharam reconhecimento na região Sudeste a partir de 1947, quando o artista plástico Augusto Rodrigues o convidou para a Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana no Rio de Janeiro. O reconhecimento foi ampliado após a sua morte.
Suas obras mais famosas : Violeiro, O enterro na rede, Casal no boi, Noivos a cavalo, Caçador de onça, Família lavrando a terra, Lampião e Maria Bonita. Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre em Paris, na França. No Brasil a maior parte está nos Museus Casa do Pontal e Chácara do Céu, Rio de Janeiro, no Acervo Museológico da UFPE, em Recife, e em Alto do Moura.
5 Era uma pessoa amável, analfabeto e devoto de Padre Cícero. Inspirou a formação de novas gerações de artistas especialmente no Alto de Moura, bairro de Caruaru onde viveu.
6 Morreu em 1963 aos 57 anos, de Varíola, do descaso e da falta de conhecimento. Deixou diversos discípulos entre eles seus filhos Severino e Amaro.
Faculdade Estácio de Sá
Professora: Marisa
Curso: Pedagogia - 3º Período
Aluna: Raquel Almeida de souza
TRABALHO DE ARTES