Mestre Valentim
Felipe Eduardo Netto
Valentim da Fonseca e Silva
Brasileiro
Data de nascimento e Falecimento: 1745 – 1813
Tipo de escola : Mistura do estilo rococó ao barroco
BREVE HISTÓRICO Valentim da Fonseca e Silva era filho de pai português e mãe brasileira. Mestre Valentim ,nascido em Serro- MG , foi levado pelo pai a Portugal, onde viveu até os 25 anos. Onde iniciou seus estudos de escultura. Em 1765, após a morte do pai, ele volta para o Brasil em companhia da mãe, para o Rio de Janeiro. Mestre Valentim, tornou-se um dos nomes mais importantes da arte colonial brasileira, além de reconhecido na construção e arte civil. Sendo discípulo de Luís da Fonseca Rosa, tem seu nome registrado pela primeira vez como entalhador da obra de decoração da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em 1772. Numa de suas últimas obras, o artista talhou para a Capela do Noviciado da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Paula, entre os anos de 1801 a 1813. Na arte civil realizou obras estéticas e de saneamento e abastecimento de água potável.
Participou da construção do Passeio Público em 1783, e do Chafariz das Marrecas, destruído em 1896. O artista ficou reconhecido na história como um técnico-artesão de estilo híbrido de criação.
PROJETO - PASSEIO PÚBLICO O Passeio foi construído entre 1779 e 1783. Foi o primeiro jardim público do Rio de Janeiro e do país.
Mestre Valentim desenhou um jardim em estilo francês, totalmente plano, com ruas em linhas retas formando desenhos geométricos de tamanhos diversos. As duas ruas principais formavam uma cruz, com uma grande praça no centro. O jardim era fechado por um muro alto, com janelas e grades de ferro. Na entrada, dois pilares de pedra firmavam um vistoso portão. No interior foram instaladas mesas e bancos para uso público. No fundo do jardim ,