Mestre em zootecnia
Departamento de Zootecnia
Avaliação de fertilidade de cabras com estro induzido por métodos hormonal e não hormonal durante época de fotoperíodo crescente.
Discentes: * Madriano Christilis da Rocha Santos – 63141. * Vitor ... * Breno... * Erly...
Docente:
* Rita Flávia
Viçosa, novembro de 2010.
REVISÃO DE LITERATURA
COMPORTAMENTO REPRODUTIVO SAZONAL EM CAPRINOS
A sazonalidade na reprodução é um processo adaptativo desenvolvido por raças de ovelhas e cabras de regiões temperadas com latitudes superiores à 20°. Nestas condições, as mudanças sazonais climáticas são bem definidas e interferem na temperatura e disponibilidade de alimento durante o ano (SHELTON, 1978; MALPAUX et aI., 1996). Esta sazonalidade implica no aparecimento de estro nas fêmeas e alterações no peso testicular e atividade espermatogênica nos machos (CHEMINEAU et aI., 1992a). Desta forma, a estação de cobrição, nestas regiões, concentra-se no outono/inverno e possui a finalidade de assegurar que os partos ocorram em condições ambientais favoráveis, durante a primavera e verão (GERLACH e AURICH, 2000). Segundo CHEMINEAU et aI. (1992b), quando estas raças originárias de regiões temperadas são introduzidas nas condições tropicais do Brasil, elas mantêm a sazonalidade reprodutiva sendo necessário utilização de métodos de indução artificiais, para se alcançar índices reprodutivos eficientes. Ao contrário de algumas raças tropicais, que apresentam estro durante todo o ano, sendo, neste caso, a nutrição e o estado sanitário os principais fatores Iimitantes da reprodução (HENDERSON, 1987).
O período de anestro estacional (ausência de manifestação de cios) varia de intensidade e duração em função da latitude, raça, linhagem dentro de uma mesma raça, dos fatores climáticos, genéticos, sociais, do estádio da lactação e das práticas de manejo como os níveis nutricional a que o animal é submetido (ESPESCHIT, 1998)
Em determinadas raças