Mestre dos mares - resumo
Mestre dos Mares (1970 e 1999): Trata-se de uma base naval da marinha inglesa localizada em Minorca, a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas Balares localizadas a leste da Espanha e oeste da Itália. Um centro de treinamento britânico de elevada importância histórica no século XIX, mas, sobretudo uma escola de lideres, destinada a formar oficiais navais capazes de gerenciar os navios da frota inglesa em alto mar e em situações adversas.
Nem sempre uma formação acadêmica garante o bom desempenho do líder.
Nas marinhas do mundo todo, o contexto da faina marítima, tradicionalmente presente desde o século XV, ditava que não bastava possuir conhecimentos técnicos para ser um bom líder.
Entre os ingleses, a hierarquia naval exigia um longo percurso empírico dos aspirantes até chegar ao topo da hierarquia no navio. Precisavam possuir conhecimentos acadêmicos. Depois de passarem um período nos bancos escolares, em terra firme, os aspirantes serviam a bordo de um navio de guerra para aprenderem a liderança na prática.
Os novos lideres eram conduzidos pelos mais experientes, criados, mas, simultaneamente, selecionados entre inúmeros candidatos. Cabia ao capitão identificar os aspirantes com maior potencial e promove-los a tenente. O capitão tinha inclusive, autonomia para promover um simples marujo ao posto de aspirante, desde que julgasse este ato de justificado, encaminhando o escolhido para o centro de formação teórica da marinha inglesa, para que depois pudesse retornar novamente a embarcação e tentar galgar a posição de tenente.
O gestor deve assumir a função desempenhada no filme, encaminhando sujeitos com potencial de liderança para conviver com outros que já atuam como lideres.
Chiavenato (2005,p.345) dizia: “A liderança representa a maneira mais eficaz de renovar e revitalizar as organizações e impulsioná-las rumo ao sucesso e a