Mestrando
O posicionamento é uma decisão estratégica cujo objeto pode ser uma empresa e/ou um produto frente aos concorrentes que disputam um segmento de mercado, antecedido pela segmentação do mercado e seleção do alvo e sucedido pelo marketing, o qual demanda tempo e dinheiro e é necessário para transmitir determinada imagem e características que serão enfatizadas, precisando ser confirmado pelas ações da empresa em todas suas esferas: produto, preço, promoção e distribuição, formando um conjunto harmonioso. Ademais permite estabelecer a posição ideal, novos segmentos, introduzir novos produtos e realizar uma alta análise do mercado. (COBRA, 1987; URDAN,2010)
Para sobreviver na amplitude do mercado atual, as empresas necessitam propor valores voltados não mais somente para o funcional, agora também relevando as dimensões emocionais e espirituais, conquistando consumidores e superando os concorrentes. (KOTLER, 1998)
O chamado posicionamento psicológico trata da consolidação de uma identidade capaz de distinguir a oferta da organização na mente do consumidor, sendo na maioria das vezes associados a sentimentos intenções e comportamentos positivos e melhores do que os correspondentes aos concorrentes. Não obstante os clientes irão confrontar os benefícios que os produtos oferecem e as necessidades que possam satisfazer equiparando com seus concorrentes (COBRA,1987; KOTLER,1998; URDAN,2010).
O ato de posicionamento de uma organização é o de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores. Para sua adoção a empresa deve decidir quantas e quais diferenças promover a seus consumidores alvos. O posicionamento adotado pela organização precisa ser condizente com os conceitos e procedimentos que esta tem desenvolvido, ou seja, o posicionamento deve refletir a identidade da empresa e comunicar ao mercado quem vende o que a quem, realizando a abordagem