mestrado
A editora da Universidade Federal da Bahia apresenta o livro Planejamento em Saúde - Conceitos, Métodos e Experiências, organizado pela médica sanitarista Carmem Fontes Teixeira, que em seu percurso profissional, elegeu a Saúde Comunitária para o título de mestre e a Saúde Pública para doutorar-se. Hoje, na vanguarda da Saúde Coletiva, coordena o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde no Instituto de Saúde Coletiva da Bahia.
A obra traz em seu arcabouço o enfoque teórico metodológico do planejamento em saúde, as correntes de pensamento nessa área no Brasil, sua proposta metodológica para o SUS e duas experiências exitosas em que tais referenciais, métodos e instrumentos foram utilizados como ponto de partida para a organização deste processo nos níveis estadual (SESAB-Bahia) e municipal (SMS-Salvador) do SUS. Apresenta ainda uma proposta que pode subsidiar a prática do planejamento nas diversas instituições gestoras do SUS.
O livro inicia-se com a contação histórica do processo de construção do planejamento em saúde no nosso país, enaltecendo a importância do Plano Salte, ainda na década de 1940, do Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek, no período de 1956 a 1961, o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, já no Governo João Goulart (1963 a 1965), e traz ainda a elaboração e a execução de diversos Planos a partir da instituição do Regime Militar no Brasil, incluindo o Plano Nacional de Desenvolvimento com o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS).
No período militar, os movimentos de luta advindos do final da década de 1970 culminaram na redemocratização do país e na elaboração do plano de Ações Integradas de Saúde (AIS) e na implantação do Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS), que seria uma política de transição ao sistema de saúde vigente, favorecendo a elaboração de propostas de reforma