Mestrado em composição e regência
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a):
Barbara Maria de Oliveira Silva Gabriele Costa Silva Márcia de Matos Silva dos Santos
Rosangela Almeida de Matos
O Projeto Ético Político do Serviço Social e o Código de Ética de 1993
Camaçari 2012
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a):
Barbara Maria de Oliveira Silva
Gabriele Costa Silva
Márcia de Matos Silva dos Santos
Rosangela Almeida de Matos
O Projeto Ético Político do Serviço Social e o Código de Ética de 1993
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Ética do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Patrícia Pastori e do(a) tutor(a) Prof. Aline Correia.
Camaçari
2012
INTRODUÇÃO
O Projeto Ético-Político do Serviço Social começou a ser gestado na transição da década de 1970 à de 1980, momento em que a realidade objetiva sinalizava a necessidade de mudanças no arcabouço teórico-metodológico do Serviço Social. É o que Netto(1998) sintetizou como sendo a “Intenção de Ruptura”, ou seja, no processo de desenvolvimento do Serviço Social brasileiro se tece a recusa e a crítica ao conservadorismo profissional.
Datado na segunda metade dos anos 90 no século XX, é uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos em torno de uma determinada valorização ética que está intimamente vinculada a determinados projetos societários presentes na sociedade que se relacionam com os diversos projetos coletivos(profissionais ou não) em disputa da mesma sociedada. Consolidou-se pelo amadurecimento político organizativo da categoria através de suas entidades e seus fóruns deliberativos.
Está vinculado a um projeto de transformação da sociedade, ele tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central, compromisso de autonomia e emancipação plena e a expansão dos indivíduos sociais e