Messi
O texto mostra que os historiadores podem trabalhar com três fontes históricas: Arqueologia, Visual e documentada, para tentar reconstruir uma parte do passado. Sempre com uma visão critica, para evitarmos uma visão anacrônica do fato histórico.
A fonte arqueológica nos auxilia no conhecimento sobre as sociedades do passado – como o antigo oriente próximo, por exemplo -, e às vezes, até refutar as fontes documentas. Por esse motivo, a arqueologia é umas das principais fontes de auxilio para alguns historiadores.
A fonte visual é foi usada por muito tempo como mera ilustração para alguns historiadores, mas com o século XX, no advento chamado nova historia, ela começou ser utilizada para o estudo do fato histórico. Algumas vezes, essa fonte nos trás uma interpretação errada do fato histórico – Por exemplo, o faraó Ramsés II, que possui um quadro onde ele vence sozinho a Batalha de Kadesh. Com o auxilio da arqueologia e da fonte documentada, descobrimos que essa batalha não teve vencedor.
A fonte escrita é a principal fonte do historiador, e nela que a maioria das pesquisas é feita. Sempre, lembrando que antes da escrita existia historia, a arqueologia desmente totalmente essa afirmação errônea e anacrônica.
O historiador tem que ter uma visão bem critica sobre a fonte escrita, porque sempre ela trás a visão do autor. Por esse motivo, em alguns casos, eles trabalham com inúmeras fontes de escritas para poder ter poder entender melhor como foi o fato histórico.
Afirmo que os historiadores precisam das três fontes para fazer uma boa interpretação do fato histórico e que elas se fundem praticamente, porque para questionar cada fonte, você precisa da outra e assim conseguindo uma boa analise.