Mesrta
759 palavras
4 páginas
Universidade de ItaúnaFaculdade de Farmácia e Bioquímica
Disciplina: Farmacotécnica I
Formas farmacêuticas obtidas por divisão mecânica e formas complementares: Cápsulas
Juliana Barbosa de Faria 6° período Leilismara Sousa 6° período Prof: Ângela
Itaúna, 10 de outubro de 2007.
Sumário
1.0 Introdução
Cápsulas são preparações farmacêuticas constituídas por um invólucro de natureza e dimensões variadas, contendo substâncias medicinais sólidas, pastosas ou líquidas.
Nas cápsulas duras o invólucro é constituído por duas partes cilíndricas abertas numa das extremidades, apresentando fundo hemisférico. As formulações para este tipo de invólucro englobam majoritariamente substâncias como gelatina, glicerina e água, assim como outros adjuvantes que melhoram as características tecnológicas e de conservação da preparação farmacêutica.
Este tipo de cápsulas podem conter uma ou mais substâncias ativas, geralmente sólidas, pulverulentas ou granulosas. O conteúdo é veiculado com excipientes que conferem consistência e preenchem espaços - diluentes - e promovem o deslizamento do pó ou granulado nas paredes da cápsula - lubrificantes.
O enchimento de cápsulas duras à escala laboratorial ou em farmácias, onde em regra são produzidas pequenas quantidades, pode ser feito de forma manual ou semi-automática. A nível industrial as quantidades requeridas são superiores, sendo o enchimento feito de forma automática.
2.0 Objetivo
Obter 60 cápsulas com Carbonato de Cálcio 400 mg através de divisão mecânica.
3.0 Formulação:
Carbonato de cálcio............................................400 mg/cápsula.
Formulação com 60 cápsulas.
3.1 Função da formulação:
O