Mesopotâmia
História da Arquitetura I
ORIENTE PRÓXIMO : A MESOPOTÂMIA1
METODOS CONSTRUTIVOS:
A ALVENARIA DE PEDRA E DE TIJOLO
– A MADEIRA – ABÓBADAS, CÚPULAS
E COLUNAS
Tal como no antigo Egito, a madeira escasseava na Mesopotâmia, e daí o seu raro emprego nas construções.
Na base do monumento as pedras eram
Como já escrevemos, é na Assíria que
paralelepipedais medindo dois metros por
a pedra aparelhada aparece com o seu uso
dois metros por dois metros e setenta
quase normal.
centímetros, com um peso aproximado de
No palácio de Sargão, em Khorsabad, as muralhas de sustentação do maciço centrar de argila
eram
constituídas
de
pedra
aparelhada, e dispostas de um modo muito inteligente. vinte e três toneladas para cada uma delas.
No corte da figura 30-b vemos que a muralha é construída em talude como só acontece com todos os muros de arrimo.
Quanto à disposição das suas juntas,
Todas da mesma altura, elas se
vistas da fachada, nada mais belo se encontra
sucediam em planta como na figura 30-a, num
no gênero, tal a sua simplicidade e harmonia.
arranjo que fala eloquentemente a favor do
(Figura 30-c).
intuito de “amarrar” o conjunto de pedra, na compacta mole de argila que lhe seguia para o interior da construção.
Esta massa de argila era por seu turno composta de tijolos crus, que se aderiam vigorosamente uns nos outros, pela própria constituição de plasticidade do material, sob a ação da gravidade.
1
Texto organizado e adaptado pelo prof. Dr. Carlos
Edinei de Oliveira / Curso de Arquitetura e
Urbanismo/ UNEMAT.
2
No interior do palácio, a pedra é utilizada apenas como revestimento e na fatura de peças isoladas como sejam capitéis e bases de colunas.
A alvenaria de tijolos era o forte das construções do Vale do Eufrates, mas estes eram quase sempre usados crus, e de preferencia ainda úmidos, o que dava ao conjunto a solidez e a aparência de um monobloco colossal de argila.