Mesopotâmia
A Mesopotâmia é uma antiga região do Oriente Médio, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, e onde predominavam condições semelhantes ao Egito, pois os dois rios forneciam facilidades para o transporte de mercadorias e as aves ribeirinhas e os peixes eram abundantes. O regime dos rios está preso ao derretimento da neve das grandes altitudes, onde se situam suas cabeçeiras, inundando as terras e propiciando a abertura de canais de irrigação e a construção de diques.
Apesar da presença das enchentes periódicas dos rios, a Mesopotâmia apresentou certas dificuldades ao estabelecimento de populações ribeirinhas, pois essas cheias eram irregulares. Além disso, o clima mais seco e as doenças tropicais tornavam o trabalho do solo mais difícil, apesar de sua fertilidade.
Considerada como o “berço da civilização” e denominada de Mesopotâmia, palavra que significa “terra entre rios”, pelos gregos na Antiguidade, a região pertencia ao chamado Crescente Fértil, onde surgiram as primeiras civilizações, como os Sumérios, Babilônios, Israelitas, Fenícios, Assírios, Persas, entre outros.
Essas civilizações contribuíram bastante para estabelecer os pilares das futuras civilizações. Suas contribuições incluem o desenvolvimento da escrita, escolas, bibliotecas, códigos legais escritos, a roda, o vidro, a matemática, o alfabeto, calendários, irrigação, etc.
Até a metade do século XIX pouco se sabia da Mesopotâmia. Tudo o que sabíamos sobre a Mesopotâmia era através da Bíblia.
Em 1927 os arqueólogos, depois de muita procura, acharam a cidade de “Ur” que começou 5000 a.C..Tinham tesouros soberbos como os dos egípcios. A Mesopotâmia foi uma civilização fantástica como a Egípcia, só que eles não faziam como os egípcios que trabalhavam em pedras, eles trabalhavam com adornos (que são tijolos pequenos de terra). Faziam tijolos pequenos um a um à mão, colocavam para secar e depois construíam palácios, sepulturas, etc. Com o passar do tempo essas