mesopotamia
A escultura gótica nasceu intimamente ligada à arquitetura, sendo o resultado da decoração das grandes catedrais e outros edifícios religiosos, mas eventualmente ganhou independência e passou a ser trabalhada como uma arte autônoma.
A história da escultura gótica ainda possui muitas incertezas e pontos obscuros, e seu estudo ainda está em boa parte por ser feito. Em vários momentos da história houve destruições em massa de monumentos e obras de arte medievais,exemplo durante a revolução francesa.
Apesar de terem mantido muitos aspectos que caracterizaram a escultura românica, como, por exemplo, a continuidade de uma relação de grande cumplicidade com a arquitetura, os artistas dos séculos XIII e XIV alargaram o seu repertório temático, utilizaram um maior número de suportes. Relativamente ao período anterior, registrou-se uma evolução, sobretudo, ao nível da composição, da expressividade, da monumentalidade das suas obras e da progressiva aproximação ao real. Deste modo, a escultura gótica estabeleceu uma aproximação gradual à cultura humanística, assumindo um caráter mais naturalista na representação do rosto, do corpo humano ou da natureza, desenvolvendo novas capacidades expressivas e autonomizando-se em relação à arquitetura. Tendo conquistado o seu próprio espaço, a escultura atingiu uma concepção mais plástica, dinâmica e verdadeira. Duas das obras que se destacaram foram O Cavaleiro, que está na catedral de Bamberg, e a Nobre Uta, que está na catedral de Naumburg. Do ponto de vista do tema, Cavaleiro revela a cultura da cavalaria medieval, organização que estabeleceu uma nova estrutura social nascortes europeias e assumiu a liderança da vida intelectual, até então dominada