mesopotamia
A civilização mesopotâmica se desenvolveu no vale dos rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da atual Turquia e desembocam no Golfo Pérsico, onde hoje se encontra grande parte do Iraque. A Mesopotâmia era uma região fértil, que facilitava a fixação de populações. Em épocas sucessivas, sumérios, acádios e assírios impuseram sua dominação.
Conforme as características naturais, a Mesopotâmia apresentava duas áreas distintas: a Assíria ao norte e a Caldéia ao sul. Na Assíria, quente e seca, a vegetação era escassa. Na Caldéia, a medida que o território se aproximava do golfo, surgiam pântanos e terrenos alagados pelas cheias dos rios. Mais fértil, essa região era disputada e por ela os sumérios começaram a ocupar a Mesopotâmia.
Sumérios e acádios (2800-2000 a.C.)
A primeira civilização que se desenvolveu na Mesopotâmia foi a dos sumérios, povo oriundo do vizinho planalto do Irã. Quish teria sido a primeira cidade dessa civilização, depois surgiram Ur, Uruk, Nipur, Lagash, Eridu e Nipur. Cada cidade era independente, governadas por um patesis, mistura de chefe militar e sacerdotes. Eles controlavam a população, cobrando impostos e administrando as obras hidráulicas para armazenar água que seria usada nos períodos de seca. As terras eram consideradas propriedade dos deuses, cabendo ao homem servi-los, não só com o trabalho agrícola mas também com a construção dos templos, os zigurates. Os sumérios desenvolveram um sistema de leis baseado nos costumes, eram habilidosos nas práticas comerciais e criaram a escrita cuneiforme, assim chamadas porque eram feitas em placas de argila, com um estilete em forma de cunha.
Depois de longo tempo de autonomia, as cidades sumerianas se enfraqueceram, devido às lutas pela hegemonia política. O enfraquecimento possibilitou a invasão de vários povos semitas - povos do sudeste da Ásia que falavam línguas semíticas, tais como hebreus, árabes, etíopes, babilônicos, assírios, arameus, cananeus e