mesopotamia
Localização Geográfica
A mesopotâmia trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio e cercada pelos rios Tigre e Eufrates e atualmente é ocupado pelo território do Iraque e terras próximas a ele.
Tal região, assim como o Egito, também dependia das cheias dos rios, no caso da mesopotâmia do Tigre e Eufrates, no caso egípcio o rio Nilo.
Os rios tinham certa irregularidade no que diz respeito às suas cheias e dessa maneira tiveram que pensar em métodos que facilitassem a agricultura na região.
A Alta Mesopotâmia para o norte é uma região montanhosa, com chuvas na primavera e no outono, com invernos frios e verões curtos e seco em julho e agosto.
A Baixa Mesopotâmia, sul, ao contrário, é uma área plana onde os rios mudam de curso ao longo do tempo, com baixa precipitação e invernos curtos. Verões secos e quentes ocupam a maior parte do ano.
A precipitação é inferior a 200 mm por ano.
Economia
Os povos mesopotâmicos dedicavam-se principalmente ao comércio e agricultura. Atividades complementares também eram desenvolvidas como, por exemplo, artesanato, fabricação de tecidos, metalurgia e confecção de joias.
O comércio, uma das principais atividades econômicas, era praticado através das caravanas (expedições de comércio em grandes grupos). Diversas caravanas eram formadas com o intuito de Os comerciantes nômades percorrer extensas áreas para vender suas mercadorias ou comprar matérias-primas que não eram encontradas na Mesopotâmia como pedras preciosas, marfim, cobre e estanho. Os contatos comerciais eram feitos, principalmente, com sociedades do Oriente Médio e Índia.
O controle comercial era feito através de registros em placas de argila, utilizando caracteres cuneiformes.
Mesopotâmia se transformou em um dos maiores centros comerciais do Oriente, atraindo o interesse de comerciantes da Ásia Menor e da região do Cáucaso
Na Mesopotâmia não havia moeda, porém as atividades comerciais eram estabelecidas utilizando