Meso
Técnico de Edificações
Nome: Daniel de Souza Silva
Mecânica dos Solos
Ensaio de análise granulométrica com peneiramento e sedimentação.
Luziânia, 17 de Setembro de 2012.
Introdução Na análise Granulométrica, o tamanho relativo dos grãos dos solos, é chamado de “textura” e sua medida é a granulometria.
Objetivo
Prescrever a metodologia para análise granulométrica de solos, realizada por peneiramento ou por combinação de sedimentação e peneiramento.
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA POR
PENEIRAMENTO E SEDIMENTAÇÃO
Através do ensaio granulométrico, determina-se a porcentagem em peso que cada “classe” de tamanho de partículas representa na massa total utilizada para o ensaio. Utilizando os resultados obtidos por meio desse ensaio, faz-se a curva granulométrica do solo. A análise granulométrica pode ser feita somente por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação. Essa última é realizada passando o material na peneira #2,0 mm, com material que fica retido nessa peneira realiza-se o peneiramento grosso, e com o material que passa por ela realiza-se a sedimentação e depois o peneiramento fino para grãos que ficarem retidos na peneira #0,075mm. Para se entender o processo de sedimentação, analisa-se a Lei de Stokes, que estabelece a velocidade limite alcançada por uma esfera em queda livre num meio viscoso, ao alcançar o movimento retilíneo uniforme. Essa lei explica que um corpo em um meio viscoso sofre a ação de uma força viscosa, que é proporcional a sua velocidade. Quando uma esfera é solta na superfície de um líquido, que possui uma densidade menor que a da esfera, no instante inicial sua velocidade é zero, mas essa por sua vez, sofre uma aceleração, não uniforme, até atingir um valor limite, momento em que a resultante das forças atuantes na esfera é nula.
Materiais
* Peneiras de 50 - 38 - 25 - 19 - 9,5 - 4,8 - 2,0 - 1,2 - 0,6 - 0,42 -