Mesa de Força
Determinar a resultante de duas ou mais forças utilizando a mesa de forças. E através da soma de vetores com a construção do gráfico.
INTRODUÇÃO
Força é uma grandeza vetorial pois possui módulo, direção e sentido. Neste experimento iremos calcular a força resultante da soma de duas forças vetoriais e observar como ela pode mudar de acordo com a mudança de angulo entre as forças F1 e F2 concluido assim que ela sempre acompanha a força de maior módulo.
RELAÇÃO DE MATERIAL
Mesa de força
Roldanas
Dinamômetro
Fio
Peso
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Sobre a mesa de força foi colocado um fio com três extremidades onde nas duas primeiras foram penduradas através de roldanas uma massa (m1) de valor 100g ou 0,1Kg e uma massa (m2) de valor 50g ou 0,05Kg respectivamente. Já na terceira extremidade acoplamos um dinamômetro (dispositivo utilizado para medir a força ).
2. Obtivemos as Forças F1 e F2 através do cálculo da força peso que tem fórmula P = m.g, onde P representa o peso, m a massa e g a aceleração da gravidade. Com as forças pré estabelecidas, deslocamos as roldanas até que formassem um ângulo de 60° entre as forças F1 e F2.
3. Medimos o ângulo entre a FD (Força dinamometro) e o eixo horiontal, e obtivemos o valor de 19°.
RESULTADOS
Medida do angulo entre FD e o eixo horizontal α = 40°
Módulo da FR entre F1 e F2 pelo processo do paralelogramo:
FR² = (F1)² + (F2)² +2.F1.F2.cosθ
FR em papel milimetrado:
CONCLUSÃO
Observamos que quando mudamos o módulo de uma das forças , ainda que seja mantido um mesmo valor de distância entre as mesmas, também se alteram o sentido e a direção, pois a força é uma grandeza vetorial de módulo, direção e sentido.