Merleau
Sofreu a influência do existencialismo e das fenomenologias de Husserl e Heidegger. Assinala que a fenomenologia “recoloca as essências na existência e não pensa ser possível compreender o homem e o mundo de outro modo senão a partir de sua facticidade”. (Livro pág. 241)
Slide 2: A primeira característica: Merleau-Ponty concebe o homem como um grande projeto a ser construído a partir da experiência com o mundo.
A segunda característica: Merleau-Ponty acredita que não existe uma essência e,portanto, o homem é aquilo que ele se concebe ser.
Merleau-Ponty acredita que o homem esta no mundo, estar no mundo significa que o homem não é uma continuação do mundo, mas que pertence a ele. No entanto não se pode separar o homem do mundo como se fossem coisas diferentes ou de natureza oposta.
Merleau-Ponty é contrario as idéias racionalistas, sobretudo, contrario as idéias deDescartes que pretendia negar os sentidos e toda forma de experiência sensível, pois julgava fonte de erros e enganos. Ao contrario, Ponty, pensa que a realidade é formada pela nossa consciência e todo conhecimento permanece limitado ao mundo dos fenômenos.
Segundo Merleau-Ponty somos uma consciência que age e capta as coisas ao nosso redor por meio do corpo, e por isso não é possível separar consciência de um lado e o homem de outro como fez descartes.
Slide 3: Para o filósofo, o Homem é o núcleo dos debates sobre o conhecer, que é criado e percebido em seu corpo. No exame minucioso da percepção, Merleau-Ponty converte o processo