Meristemas secundarios
Meristemas Secundárias
Meristemas secundários, são aquelas células já diferenciadas (adultas, específicas) que sofrem desdiferenciação e se tornam células indiferenciadas novamente, porém com um leque de opções menores em relação aos meristemas primários. São meristemas secundários os felogênio (câmbio de casca) câmbio vascular. O primeiro se origina a partir de camadas subepidérmicas parênquima ou colênquima, enquanto o outro é formado pelo procâmbio.O câmbio vascular originará o xilema e o floema secundário, enquanto o felogênio formará a periderme(composta por felema, felogênio e feloderme) que irá substituir a epiderme à medida que a planta cresce, ou seja, enquanto os meristemas secundários crescem em largura e espessura, os primários crescem em altura.
O crescimento de meristemas secundárias ocorrem apenas em gimnospermas e na maioria das dicotiledôneas.
O processo de desdiferenciação
Localização dos meristemas secundários na planta. Observando o caule em cortes transversais podemos notar que os meristemas situan-se entre os tecidos vasculares primários, produzindo os tecidos vasculares secundários ( câmbio vascular ) e tambem situam-se no meristema lateral que origina a periderme, um tecido secundário que substitui a epiderme em muitas dicotiledôneas e gimnospermas lenhosas. http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/meristema-secundario.jpg SILVEIRA, Fernando A. O. em “ANATOMIA VEGETAL” http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/arlindo/materiais/Anatomia_Fernando.pdf (22/03/2013)
NESPOLI, Ziléa B., em “ANATOMIA DE PLANTAS VASCULARES” http://www.ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/arquivos(backup%2014/08/anatomia_de_plantas_vasculares.pdf
Júnior, Sasson, C. Júnior; César, Sezar, Nelson. “Capítulo 60 – Os tecidos vegetais; Capítulo 61