Meretrizes: alma da zona de prostituição da manaus antiga
Fabio Batista Pedrosa
Marks Rodrigues da Silva
Thiago Martins França
Introdução
A zona de prostituição da cidade de Manaus, durante e após o tempo áureo da Borrada é o tema principal deste estudo. O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma sucinta e resumida, alguns tópicos de ordem histórica e cultural, que mostram quais eram as situações impostas pela sociedade manauara as prostitutas que viviam naquela época.
Metodologia
A pesquisa foi elaborada por meio da metodologia qualitativa aplicando o método histórico que de acordo com GIL (2006) que trabalha com dados e registros dos fatos, acontecimentos que pertencem à sociedade. A pesquisa está baseada em vários depoimentos e escrita relacionada a esse tema. A pesquisa está baseada nos relatos do poeta Thiago de Melo em algumas de suas Obras Além de outras obras de historiadores da região como Otoni Mesquita. As seleções das informações foram feitas de acordo com a necessidade de recriar o cenário que as prostitutas eram alocadas.
Revisão de leitura
Fundamentado no livro Amor e memórias de autoria do poeta Thiago de Melo, no qual faz em um capitulo do livro alusão de como era a situação da zona de prostituição naquela época bem como de seus freqüentadores e o como era o dia dessas mulheres. No geral, o autor implica informar de forma sucinta, mas com riqueza de detalhes a forma de vida que essas mulheres levavam e como algumas se destacaram nesse meio naquela época.
Manaus logo no inicio do século XX quando atravessava um ótimo período econômico dado graças ao Látex viu a cidade ser invadida por estrangeiros e pessoas de outros estados a fim de fazer fortuna com a cidade que estava sendo criada. A prostituição como a “profissão mais antiga do mundo” como diz o autor. Importada como muitas coisas que vieram para cá. (MELO, 2004, pp. 183)
De acordo com o relato, compreendemos que as mulheres andaram por esse caminho naquela época