Meredith Belbin
Fonte: http://banhodeuva.blogspot.com.br/2013/06/teoria-de-meredith-belbin.html
Meredith Belbin é conhecido por ser o “pai das equipes”. Ele pesquisou durante 35 anos centenas de gerentes em todo o mundo, com testes psicotécnicos sobre comportamento de indivíduos, relações interpessoais e funções fundamentais que pudessem se tornar sucesso ou fracasso em uma equipe. E foi constatado diferentes tipos de comportamentos relacionados ao sucesso ou fracasso de um trabalho em equipe. O mesmo descobriu nove funções e em seguida implementou como teste em empresas e com isso ficou reconhecido por disseminar o conceito e ter equilíbrio e sucesso em trabalhos em equipe.
Segundo Belbin, um dos motivos pela qual uma equipe não alcança o sucesso começa com a seleção dos candidatos. Pois ele afirma que nem sempre as pessoas disponíveis são as que podem fazer parte de uma equipe e nem sempre pode agregar melhoras á empresa. E as equipes mais estruturadas é aquela em que existe uma pessoa que coordena, outro que monitora, outro que motiva, outra que traz informações e assim vai. Ou seja, numa equipe tem que ter um pouco de cada personalidade, pois se numa mesma equipe todos querem liderar, haverá um conflito e ao invés de resolver problemas, vão trazer problemas para a empresa.
* SEMEADORES:
Gostam de inovar, são criativos, inteligentes e originais, porém prefere se distanciar de toda a equipe, não reage bem quando são criticados, as vezes suas idéias são radicais e não são práticas.
* INVESTIGADORES DE RECURSOS:
Sabem explorar oportunidades, são entusiásticos, rápidos, extrovertidos, sabem negociar dentro e fora da empresa, possuem boas idéias e facilidade em fazer contatos externos.
* MONITORES / AVALIADORES:
São pessoas que demoram a tomar decisões pelo fato de ser cauteloso, gostam de pensar e examinar toda situação, são sérios e não gostam de entusiasmos com as coisas. É visto como