merda
3. A estrutura das alegorias para repreender os vícios Pegadores A alegoria do oportunismo, da bajulação Queixa: Aforismo:“… e me admirou “… os que se deixamque se houvesse estar pegados à mercê e estendido esta fortuna dos maiores,ronha e pegado vem-lhes a suceder no também aos fim o (mesmo) que aos peixes” pegadores do mar”
4. A estrutura das alegorias para repreender os vícios Pegadores A alegoria do oportunismo, da bajulação (cont.) Conselho: Analogia: “Este modo de vida … sem “Chegai-vos embora dúvida que o aprenderam osaos grandes; mas não peixes … depois que os nossosde tal maneira pegados, portugueses navegaram; porque não parte vice-rei ou que vos mateis por Governador para as conquistas,eles, nem morrais com que não vá rodeado de eles” pegadores.”
5. A estrutura das alegorias para repreender os vícios Peixes-voadores A alegoria da vaidade, da ambição Queixa: Analogia: Aforismo: Conselho: “Dizei-me, “Eis aqui, “”Quem “Se vos parece voadores, voadores do que as vossasnão vos fez quer mais mar, o que barbatanas vos Deus para do que lhe podem servir sucede aos peixes? convém, de asas, não as da terra, paraPois porque estendais para que cada um perde ovos meteis subir … se contente que quer e a ser encolhei-as com o seu aves?” o que para descer.” elemento.” tem.”
6. POLVO A alegoria da dissimulação, do disfarce, da hipocrisia, da traiçãoCaracterização do polvo Caracterização do polvocomo figuração humana como figuração