mercosul
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS
GLOBALIZAÇÃO E MERCOSUL.
Trabalho apresentado à disciplina de Economia, ministrada pelo Prof. Nicodemos Araújo Costa, como requisito para obtenção da nota parcial I.
SÃO LUÍS
2014
Sumário INTRODUÇÃO4
GLOBALIZAÇÃO5
Vantagens e desvantagens da globalização5
MERCOSUL6
Etapas e avanços6
Objetivos e características do MERCOSUL7
TRATADO DE ASSUNÇÃO7
SOLUÇÕES DE CONTROVÉRSIAS9
PROTOCOLO DE BRASÍLIA9
PROTOCOLO DE OURO PRETO9
PROTOCOLO DE OLIVOS 9
ESTRUTURA DO MERCOSUL10
OS CONFLITOS COMERCIAIS ENTRE BRASIL E ARGENTINA11
ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO MERCOSUL 11
Tratado de livre comércio com a Comunidade Andina12
8.2. Tratado de livre comércio com Israel13
8.3. Tratado de livre comércio com o Egito14
ÁREA DE LIVRE RESIDÊNCIA E TRABALHO14
A IMPORTÂNCIA DE AMPLIAR O MERCOSUL 15
O FUTURO DO MERCOSUL15
CONCLUSÃO16
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa visa identificar a influência da globalização para o mercado econômico, com foco no MERCOSUL (mercado comum do sul). A globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial, visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo