MERCOSUL
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. 1ª Fase – (1450 a 1850)
Dominada pela expansão mercantilista da economia mundo européia marcou o primeiro estabelecimento das feitorias comerciais na Índia, China, Japão e abriu também aos conquistadores europeus as terras do novo mundo, a revolução burguesa fez com que a busca pela realização pessoal promovesse a ascensão social das massas, abolição da servidão na maioria dos países,o mercado chinês é aberto pelo tratado de Nanquim, etc.
2ª Fase – (1850 a 1950)
Caracterizada pelo expansionismo industrial imperialista e colonialista, acirramento da corrida imperialista e belicista que levaram os europeus a duas guerras mundiais (1914-1918/ 1939-1945), a revolução industrial que trouxe a descoberta de novas fontes energéticas como a eletricidade e o petróleo, e a modernização do sistema de comunicações entre outros.
Fase recente – (1989 até o presente)
A URSS entrou em colapso com a política de Glasnot, culminando no fim da guerra fria e na queda do muro de Berlim em novembro de 1989, a China comunista abriu-se em várias zonas especiais para a implantação de indústrias multinacionais, os EUA consagrados como potência mundial, estabelecendo a era do dólar e o inglês como língua universal e levando ao mundo um patamar de americanização.
Blocos econômicos e a globalização
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal