Mercosul
O Brasil integra o Mercosul, bloco econômico estabelecido pelo tratado de assunção assinado em 1991 entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Esse tratado tem o objetivo de estabelecer um mercado comum entre os países acordados. Mais tarde, em 1994 o protocolo de Ouro Preto foi assinado como um complemento do acordo estabelecendo que o tratado de Assunção fosse reconhecido jurídica e internacionalmente como uma organização. Existem cinco países associados ao Mercosul, a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador e o Peru e a formação desse bloco proporcionou a livre circulação de bens, serviços e produtos entre estados membros através da redução ou eliminação das taxas de exportação e importação. O Mercosul também regulamenta o comércio com as Nações que não pertencem ao bloco, sendo estabelecidas normas através da TEC (tarifas externas comuns) e há plano para que futuramente tenha uma adoção de uma moeda única a exemplo do Mercado Comum Europeu. Os projetos do Mercosul não se limitam somente aos fatores econômicos englobando temas políticos, socias e culturais, exemplo disso foi a assinatura no dia 6 de Dezembro de 2002 do acordo sobre residência para os estados do Mercosul, Bolívia e Chile, que concede o direito de residência temporária de até dois anos em todos os países do bloco podendo ser solicitado o direito de residência permanente. No entanto, o cidadão deve atender a critérios como, por exemplo, ter certidão negativa de antecedentes criminais.
União Europeia
A União Europeia é o maior bloco econômico do mundo, conhecida pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única, o euro. A origem, data, oficialmente, o dia 7 de fevereiro de 1992, mas sua criação esteve intimamente ligada a processos anteriores de criação de um grande bloco econômico Europeu.
1956 – CECA “6 membros”
A União Europeia foi criada, na verdade com o nome de CECA (Comunidade Europeia de Carvão e Aço) no ano de 1956, quando seis