Mercosul
Mercado comum do sul foi criado em 26 de março de 1991 com a assinatura do tratado de assunção no Paraguai, embora tenha sido criado em 1991 os esboços deste acordo datam desde a década de 1980 quando Brasil e argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração.
Em dezembro de 1994, foi aprovado o Protocolo de Ouro Preto, que estabelece a estrutura institucional do MERCOSUL e o dota de personalidade jurídica internacional. Este protocolo foi importante pela instituição da Tarifa Externa Comum.
No ano 1995 foi instalada a zona de livre comercio entre os países membros, a partir deste ano cerca de 90% da mercadoria produzida por estes países membros podiam ser comercializadas sem tarifas comerciais, porem alguns produtos não entraram nesse acordo e possuem tarifação especial por ser considerados estratégicos ou por aguardar legislação comercial especifica.
Em Julio de 1999, foi estabelecido um plano de uniformização de taxas de juros índices de déficits e taxa de inflação, futuramente a planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do que fez o mercado comum europeu.
2. OBJETIVOS E FINALIDADE
Em seu art 1°, o tratado de assunção, documento constitutivo do bloco, determina que o mercado comum do sul implica “a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente; o estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais; a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes - de comércio exterior, agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais, de serviços, alfandegária, de transportes e comunicações e outras que se