mercosul, Tigres Asiaticos, Zona Franca
TIGRES ASIÁTICOS, MERCOSUL, ZONA FRANCA
MANAUS-AM
2014
ESCOLA ESTADUAL RUY ARAÚJO
FILIPE CRYTHIAN REBELO COSTA
TIGRES ASIÁTICOS, MERCOSUL, ZONA FRANCA
Trabalho solicitado pela profª Valdinery, da disciplina de geografia para a obtenção de nota referente ao 2º bimestre, da turma 3º ano 01.
MANAUS-AM
2014
INTRODUÇÃO
Com o constante crescimento da economia mundial, muitos países acabaram criando alianças políticas, que favoreceram a formações de blocos econômicos. Na qual, entre eles se destacam os Tigres Asiáticos e o Mercosul, que são alguns dos grandes blocos político-econômicos, que influenciam o sistema econômico mundial.
No Brasil, um dos grandes produtores de renda é chamado de Zona Franca de Manaus, que tem suma importância para a economia brasileira. Um dos grandes fatores que implica na qual, faz a zona franca ser tão importante, são os incentivos fiscais que as empresas recebem para instalarem suas fábricas, assim geram grandes oportunidades de trabalho. A sociedade e o país só têm a ganhar com isso.
TIGRES ASIÁTICOS
ORIGEM
Desde meados da década de 1970 e 1980 algumas regiões da Ásia (Singapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan), vêm obtendo um alto índice de desenvolvimento econômico, superando suas expectativas e ganhando força e destaque no cenário da economia mundial. Por sua agressividade na área da economia e devido à sua localização, estas regiões ficaram conhecidas mundialmente como os Tigres Asiáticos.
O surgimento dos Tigres teve origem no rápido crescimento da economia japonesa que com reformas agrárias garantiu um aumento significativo na economia da região criando um mercado local oportuno para diversas fábricas. O crescimento do Japão serviu como pontapé inicial para que os países do Pacífico passagem a apresentar uma economia produtiva e dinâmica.