Merchandising
Merchandising
1. O que este artigo pretende confirmar?
Este artigo pretende confirmar a eficácia do merchandesing e da promoção de vendas no mix de marketing, através dos resultados obtidos através da análise de alguns “cases” e motivar a migração dos investimentos em propaganda para dentro do PDV, pois desta forma acontecerá um aumento no ticket médio de compra do consumidor.
O merchandising tem como principal objetivo, tornar os produtos irresistíveis, provocando o desejo do consumidor de comprar um determinado produto. Muitas vezes o planejamento de marketing por trás de um determinado produto é tão bem elaborado, que leva o consumidor a realizar a compra, mesmo sem necessidade. Neste caso chamamos de compra por impulso.
O Merchadising também utiliza o ponto de venda com o objetivo de proporcionar maior informação sobre o produto, visibilidade das marcas e serviços, com o intuíto de motivar os clientes a consumirem.
Segundo Silva (1995 p.17) “Merchandising é o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais. Principalmente em lojas de varejo e de auto serviço, como parte do complexo mercadológico de bens de consumo, tendo como objetivo expô-los ou apresentá-los de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores, ou usuários, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de marketing”.
2. Qual objetivo do estudo do comportamento do consumidor?
Os consumidores buscam identificar características e recursos que estejam de acordo com as suas necessidades.
Como valores, durabilidade do produto, marca, cor, matéria prima, todos estes quesitos, influenciam o cliente no momento da decisão de compra.
Após realizar esta pesquisa o consumidor irá decidir se irá ou não realizar a compra,