Merchandising
Com o mercado cada vez mais competitivo, mais e mais produtos surgem diariamente, aumentando a concorrencia e proporcionando ao consumidor diversas opções de compras, ampliando o seu poder de escolha. O grande desafio dos fabricantes é se destacar neste momento, onde milhares de marcas estão expostas em cada segmento.
Ter um bom produto, ótimo preço, boa distribuição e muita propaganda, não são fatores suficientes para alavancar as vendas no ponto de venda, caso seu concorrente atinja o consumidor melhor que a sua empresa. As ações de mechandising estão cada vez mais agressivas, e as empresas cada vez mais vem se preparando para essa guerra diária que é a complementação de todas as estratégias de marketing. É na hora da compra, momento de decisão, que todo o processo de marketing será testado.
Na última etapa do processo de compra do consumidor quem chamar atenção garante a sua venda, já que, segundo dados do Popai (Point of Purchase Advertising Institute), apenas 33% dos consumidores planejam suas compras, geralmente na loja, sob influencia do merchandising. Mais de 70% da decisão de compra é realizada quando o consumidor está dentro do ponto de venda. 81% da decisão de marca é efetuada no ponto de venda em super e hipermercados, este número está entre os maiores percentuais do mundo. O que vem a confirmar a importancia do merchandising, isto é, das ações promocionais realizadas dentro das lojas, visando estimular o impulso de compra dos consumidores.
CONCEITO
Segundo Cobra “merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto de venda para colocar no mercado o produto ou serviço certo, com o impacto visual adequado e na exposição correta”.
É o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de varejo e de auto-serviço, como parte do complexo mercadológico de bens de consumo, tendo como objetivo expô-los ou apresentá-los de